CAMILO SANTANA MINISTRO DA EDUCAÇÃO: Lula anuncia ex-governador do Ceará como responsável pelo MEC em 2… – JC Online

0
36

Informação e análise sobre Educação, Enem e formação profissional
Lula anunciou oficialmente o nome de Camilo Santana para comando do MEC a partir de 2023
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quinta-feira (22), o ex-governador do Ceará Camilo Santana (PT) como novo ministro da Educação
Lula convidou Camilo Santana para o MEC após pressão do PT para ter um nome do partido no comando da pasta.
Camilo Santana, 54 anos, é natural da cidade do Crato, no Cariri, e tem extensa carreira no poder público. 
O petista, que é professor e engenheiro agrônomo, governou o Ceará de 2015 a abril de 2022.

Governo do Ceará
Camilo Santana, ex governador do Ceará – Governo do Ceará

Entre 2003 e 2004, Camilo Santana o cargo da superintendência adjunta do Ibama no Ceará e, posteriormente, assumiu a secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará entre 2007 e 2010, no governo de Cid Gomes.
A primeira disputa eleitoral de sucesso de Camilo Santana foi para deputado federal pelo Ceará em 2010, quando foi o candidato mais votado, com mais de 131 mil votos.
Camilo Santana concorreu ao governo do Ceará pela primeira vez em 2014 na coligação liderada por Cid juntamente com o PT, PROS e outros partidos.
Com Izolda Cela como vice na chapa, venceu com 53,35% dos votos válidos no segundo turno.
A reeleição de Camilo Santana ao governo do Ceará foi com uma maior folga do que a votação em 2014. Com 79,96% dos votos, ele conquistou mais quatro anos como chefe do Executivo cearense, para o mandato de 2019 até 2022.
Sem mais ter chances de continuar como governador, Camilo Santana concorreu nas eleições de 2022 a uma vaga no Senado e foi eleito com 3,3 milhões de votos.
O petista já foi próximo do ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), mas ficou ao lado de Lula após uma briga interna entre PT e PDT no Ceará nas eleições 2022. 

@camilosantanaoficial via Instagram
Lula convidou o ex-governador do Ceará e senador eleito Camilo Santana (PT) para o Ministério da Educação – @camilosantanaoficial via Instagram

Camilo Santana também fez parte da equipe de transição de Lula, mas na área de Desenvolvimento Regional.
Inicialmente, especulava-se que a pasta da Educação ficaria, na verdade, a cargo da atual governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido). 
A professora que deixou o PDT neste ano para apoiar Lula é considerada uma das responsáveis pela evolução da educação pública em seu Estado.
Izolda Cela segue com Camilo Santana para ocupar a Secretaria Executiva ou a da Educação Básica no MEC.
Com informações da Estadão Conteúdo
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Jornal @ 2022 – Uma empresa do grupo JCPM
PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]

source

Leave a reply