CONFIANÇA DAS EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CAI PELO QUARTO MÊS SEGUIDO EM JANEIRO.

0
115

O Índice de Confiança da Construção (ICST) recuou pelo quarto mês consecutivo. Em janeiro, segundo revelou nesta quinta-feira (26) o FGV Ibre, o indicador caiu 1,7 ponto no comparativo mensal e 2,4 pontos no trimestre móvel encerrado no primeiro mês do ano. O pessimismo maior em janeiro foi influenciado na queda das expectativas futuras em todos os segmentos.

A coordenadora de Projetos da Construção do FGV Ibre, Ana Maria Castelo, afirmou que nos últimos meses as expectativas se deterioram mais “refletindo uma percepção de maior incerteza para os negócios ante a possibilidade de manutenção das taxas de juros em níveis elevados por mais tempo”.

A economista destacou que, frente um ano atrás, a confiança em janeiro de 2023 ainda se mantém maior. “Nos últimos 12 meses, houve uma desaceleração expressiva dos custos da matérias-primas, que contribuiu para diminuição das dificuldades percebidas pelas empresas”. Na comparação interanual, o Indicador de Confiança foi sustentado por uma melhora expressiva na percepção em relação à situação corrente dos empresários ligados à infraestrutura.

Leave a reply