Escafandro – Os pobres de direita e o futuro da política • B9 – Brainstorm #9

0
128

Se a esquerda é a ideologia que mais se preocupa com os pobres, por que existem pobres de direita? No decorrer da história, inspirados sobretudo pelas teorias marxistas, boa parte dos pensadores de esquerda têm atribuído este fenômeno à manipulação e à desinformação.
As classes dominantes manipulam os meios de comunicação e a opinião pública e usam ferramentas diversas para fazer as classes oprimidas acreditarem em narrativas relacionadas à meritocracia, ao estado mínimo e à liberdade de mercado.
Recentemente, contudo, uma área de estudos chamada neurociência política, ou biopolítica empírica tem apontado em outra direção. Esse campo de estudos une elementos de sociologia, psicologia e neurociência. E tem mostrado que, além dos  componentes culturais e históricos na inclinação ideológica, existem também componentes biológicos e genéticos.

Entrevistado do episódio
Davi Carvalho
Cientista social, divulgador científico e doutorando em Ciência Política na Unicamp, com estágio doutoral no Center for Brain, Biology and Behavior – CB3 da Universidade de Nebraska-Lincoln, EUA. Criador do perfil do canal do YouTube e perfil do Instagram Política na Cabeça.
Episódios relacionados
71: Por que votam no mito?
76: Os últimos comunistas
Mergulhe mais fundo
Sobre o conservadorismo aumentar com a desigualdade: Inequality and the Dynamics of Public Opinion: The Self-Reinforcing Link Between Economic Inequality and Mass Preferences
Estudo sobre inclinação ideológica usando polígrafo: Political A olitical Attitudes V ttitudes Vary with Physiological T y with Physiological Traits
Estudo sobre inclinação ideológica usando monitoramento do movimento ocular: The political left rolls with the good and the political right confronts the bad: connecting physiology and cognition to preferences
Estudo sobre preferências políticas entre gêmeos: Are Political Orientations Genetically Transmitted? 
Ficha técnica
Trilha sonora tema: Paulo Gama,
Mixagem: João Victor Coura
Design das capas: Cláudia Furnari
Concepção, roteiro, e edição: Tomás Chiaverini

LEIA MAIS

LEIA MAIS

LEIA MAIS
Atualizado ontem
Atualizado ontem
Atualizado hà 3 dias
Atualizado hà 3 dias
Atualizado hà 3 dias
Atualizado hà 6 dias

LEIA MAIS

LEIA MAIS

LEIA MAIS

LEIA MAIS

LEIA MAIS

LEIA MAIS

LEIA MAIS

LEIA MAIS

LEIA MAIS

LEIA MAIS

LEIA MAIS
A cada episódio este podcast aborda um novo tema, sempre de forma envolvente, num mosaico de entrevistas, gravações em campo e áudios de arquivo. Apresentado por Tomás Chiaverini.
Tomás Chiaverini é escritor e jornalista, autor dos romances “Correio do Fim do Mundo” e “Avesso”. Publicou também os livros-reportagem “Cama de Cimento” e “Festa Infinita”. Formado em 2004, escreveu para Folha de S.Paulo, revista Piauí, The Intercept, Agência Pública entre outros. Foi produtor, editor de texto e editor-chefe do programa Roda Viva, da TV Cultura. Desde o início de 2019, dedica-se exclusivamente à produção, edição e apresentação do podcast Rádio Escafandro. Nasceu em 1981, em São Paulo, onde vive hoje.
© 2021 B9 Company. Todos os direitos reservados. O uso deste site constitui aceitação do nosso Contrato de Usuário e Política de Privacidade. O material deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido, armazenado em cache ou de outra forma utilizado, exceto com permissão prévia por escrito da B9 Company.

source

Leave a reply