Ex-presidente Bolsonaro recebe apoiadores nos EUA, faz piada e evita política – UOL
Acesse seus artigos salvos em
Minha Folha, sua área personalizada
Acesse os artigos do assunto seguido na
Minha Folha, sua área personalizada
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Gostaria de receber as principais notícias
do Brasil e do mundo?
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Nas primeiras horas após deixar o cargo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu apoiadores e deu autógrafos aos partidários que foram vê-lo no condomínio em que se hospedou na região de Orlando, na Flórida, sudeste dos Estados Unidos.
Bolsonaro saiu do Brasil na sexta (30) e, rompendo uma tradição democrática, decidiu não passar a faixa para Lula (PT), que toma posse na Presidência neste domingo (1º).
Centenas de brasileiros visitaram o condomínio desde que Bolsonaro chegou ao local, na noite de sexta, onde a restrição de acesso é pequena e não há barreiras de segurança.
Agentes do serviço secreto americano cercavam a casa em que Bolsonaro está hospedado, do ex-lutador de MMA José Aldo, a poucos minutos dos parques da Disney. Havia também viaturas da polícia no local, e uma tela foi colocada na área de lazer dos fundos da casa impedindo a vista da área da piscina.
O trânsito de brasileiros para ver o agora ex-presidente foi intenso desde sábado e se ouvia mais português do que inglês nas ruas do condomínio, onde é possível alugar casas por temporada e que tem atrações e serviços como parque aquático e transporte para quem vai aos parques da Disney.
A casa de José Aldo, onde Bolsonaro deve passar as primeiras semanas de janeiro, tem oito quartos e a diária sai a US$ 519 (R$ 2.714), segundo a plataforma de aluguel do condomínio. Não foi informado se Bolsonaro está pagando pela estadia ou se a casa foi cedida pelo ex-lutador, que declarou voto no ex-presidente na eleição de outubro.
Pela manhã deste domingo, apoiadores tentaram entregar cestas de café da manhã ao ex-mandatário, que foram recusadas por assessores de Bolsonaro alegando medidas de segurança.
Por volta das 9h, partidários começaram a se juntar na calçada em frente à casa, e às 9h55 do horário local, Bolsonaro saiu à porta. Bem-humorado, fez piada com a quantidade de autógrafos que estava dando, dizendo que passaria a cobrar por cada assinatura, e tirou fotos individuais com seus eleitores, em um tom diferente do comportamento recluso que adotou no Brasil depois que perdeu a eleição. Nas aparições deste fim de semana, porém, continuou sem fazer comentários políticos.
Ainda pela manhã, deu uma volta por alguns quarteirões do condomínio com os seguranças, sem que os apoiadores pudessem acompanhar. Nem a ex-primeira-dama Michelle nem os filhos de Bolsonaro apareceram no local para falar com os apoiadores até o meio da tarde de domingo.
Por volta das 12h, Bolsonaro saiu à porta outra vez e tirou fotos brevemente com o grupo de apoiadores, já bem maior. Vestindo uma camisa do time de futebol Sport, novamente não fez comentários sobre a posse do novo presidente.
Segundo um assessor, o ex-presidente passou a virada do ano em casa, com a família, após cumprimentar apoiadores em vários momentos do sábado até por volta das 19h. O mesmo padrão se repetiu ao longo deste domingo: os apoiadores se juntavam em frente à casa em algumas dezenas de hora em hora gritando “mito”, e Bolsonaro eventualmente aparecia para falar com o grupo, sem fazer discursos.
A Flórida tem uma das maiores concentrações de brasileiros nos Estados Unidos, segundo dados de 2020 do Itamaraty, que estimam 410 mil expatriados por lá, quase um quarto dos 1,8 milhões de brasileiros no país. Também concentra uma base forte de apoiadores do ex-presidente. Com o maior colégio eleitoral de brasileiros no EUA, Bolsonaro recebeu 81% dos 16,2 mil votos nas urnas da jurisdição de Miami no segundo turno das eleições de 2022, quando perdeu para o novo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Uma referência mais famosa de Bolsonaro também pegou um voo para a Flórida após perder a eleição e não participou da cerimônia de posse do governo seguinte. Donald Trump voou para o estado em 20 de janeiro de 2021 e não foi à posse do democrata Joe Biden, primeiro presidente americano a fazê-lo desde Andrew Johnson em 1869. Na ocasião, ele foi direto para seu resort, Mar-a-Lago, em Palm Beach, na região de Miami.
Havia a expectativa de que Bolsonaro fosse passar a virada do ano no resort de Trump, a 280 quilômetros de distância de onde está hospedado, mas o ex-mandatário acabou ficando em casa.
Apoiadores viajaram de diferentes partes dos EUA para ver Bolsonaro. Um manifestante relatou que viajou 24 horas desde Cape Cod, em Massachusetts, no nordeste do país.
A presença de um ex-chefe de Estado brasileiro na cidade, que gira em torno dos parques da Disney, espantou americanos, que fizeram comentários bem-humorados sobre a escolha de Bolsonaro para passar a virada.
“Aposto que os preços dos aluguéis vão subir aqui agora”, brincou o diretor de escola George Rivera, 45, após a reportagem esclarecer quem era a figura que parava o trânsito do condomínio. “Não esperava que o presidente de outro país viria logo para cá. Quanto tempo ele fica aqui ainda? Espero que essa confusão não dure muito mais”, disse.
Desde que chegou ao condomínio na região de Orlando, Bolsonaro pouco saiu de casa a não ser para cumprimentar os apoiadores na porta de casa. Em uma das raras saídas, foi almoçar no sábado em um restaurante da rede de fast food KFC.
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Assinantes podem liberar 5 acessos por dia para conteúdos da Folha
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
As principais notícias da semana sobre o cenário jurídico e conteúdos exclusivos
Carregando…
As principais notícias da semana sobre o cenário jurídico e conteúdos exclusivos
Carregando…
Setor de óleo e gás investe em tecnologia e inovação
Programa de Saneamento do Novo Rio Pinheiros beneficia mais de 3 milhões em SP
Transmissão é caminho fundamental para energia renovável
Prioridades para 2023 incluem novas soluções em nuvem, IA e segurança
Mastercard atua em consultoria estratégica para o mercado de criptoativos
Cidade de São Paulo retoma atividades culturais e artísticas de fim de ano
Imunoterapia como principal aliada contra o câncer gastrointestinal
Caminhos e alternativas para garantir cuidado contínuo a todos os brasileiros
Carne mais lembrada e mais vendida do Brasil
SP ganha mais mobilidade com obras de expansão e modernização
BP – A Beneficência Portuguesa obtém reconhecimento internacional
Fórum debate desafios da ampliação do teste do pezinho
Governo de SP aposta no transporte público elétrico
Seguro Viagem: embarque nessa jornada de proteção
Unimed comemora 55 anos como líder do segmento no Brasil
Seminário discute mobilidade no estado de São Paulo
Soluções da Clara liberam empresas para foco total nos negócios
Em todo o ano, juntos pelo seu negócio
Vacilo no descarte de dados facilita ação de golpistas
CNI elabora Plano de Retomada da Indústria do Brasil
Risqué lança linha de esmaltes com ingredientes naturais, vegana e cruelty-free
Prática é diferencial de pós em Gestão de Negócios 100% online
Centro Universitário das Américas amplia acesso a cursos EaD
10 dicas para não se perder na escolha do curso EaD
Podcast discute função do advogado em um mundo de direitos conflitantes
Cartão de crédito versátil revoluciona pagamentos corporativos
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Petista recebe faixa sem presença de antecessor, critica herança, endurece política de armas e determina análise de sigilos
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Velório deve ter caixão aberto e sepultamento será reservado para familiares
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Incerteza sobre como o governo deve mexer na lei trabalhista e no teto de gastos também preocupa analistas
O jornal Folha de S.Paulo é publicado pela Empresa Folha da Manhã S.A.
Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Cadastro realizado com sucesso!
Por favor, tente mais tarde!