Governo Lula nomeia mais 12 e dispensa 13 militares para o GSI – Poder360
Mudanças se juntam aos 122 nomes anunciados na 2ª feira (30.jan) e a outros 81 afastamentos realizados
O governo federal realizou novas mudanças no GSI (Gabinete de Segurança Institucional) e nomeou 12 novos militares para o gabinete nesta 3ª feira (31.jan.2023). As nomeações se juntam a outros 122 militares anunciados na 2ª feira (30.jan.2023) para a segurança da Presidência.
As portarias foram assinadas na 2ª feira (30.jan) e publicadas nesta 3ª feira (31.jan) no Diário Oficial da União. Eis as íntegras:
Os militares devem ocupar cargos de “especialista”, “secretário”, “supervisor”, “assistente”, “assessor militar” e “diretor” no GSI. Cinco nomeações foram para cargos no Departamento de Coordenação de Eventos, Viagens e Cerimonial Militar da Secretaria de Segurança do gabinete e o restante para a Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial.
Além das designações, outras 11 portarias determinam o afastamento de 13 militares. As dispensas se juntam a pelo menos outros 81 nomes afastados de cargos no GSI e de segurança da Presidência. Eis as íntegras das portarias:
As mudanças na segurança da Presidência foram realizadas depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ter desconfiança em relação aos militares. Lula disse que “muita gente” das Forças Armadas foi “conivente” com a invasão aos Três Poderes. Ele também afirmou que alguém abriu a porta para que a turba entrasse.
O presidente disse ainda que não confiava o suficiente em militares que não conhece há anos para tê-los à sua volta. Eis a declaração:
“Agora, por exemplo, eu não tenho ajudante de ordens. Meus ajudantes de ordens são meus companheiros que trabalharam comigo antes. Por que eu não tenho? Eu pego o jornal está o motorista do Heleno dizendo que vai me matar e que eu não vou subir a rampa. O outro diz que vai me dar um tiro na cabeça e que eu não vou subir a rampa. Como é que eu vou ter uma pessoa na porta da minha sala que pode me dar um tiro? Então eu coloquei como meus ajudantes de ordem os companheiros que trabalham comigo desde 2010, todos militares.”
a) Para receber as informações solicitadas, você nos autoriza a usar o seu nome, endereço de e-mail e/ou telefone e assuntos de interesse (a depender da opção assinalada e do interesse indicado). Independentemente da sua escolha, note que o Poder360 poderá lhe contatar para assuntos regulares.
b) Caso não deseje oferecer o seu consentimento para as divulgações do Poder360, é possível seguir sem receber as informações assinaladas acima. Você poderá, a qualquer momento, se descadastrar de nossos contatos ou revogar o consentimento dado abaixo pelos nossos canais de atendimento.
c) O Poder360 garantirá o exercício de quaisquer direitos e prerrogativas de proteção de dados pessoais em conformidade com a Lei 13.709/2018.
Mais informações, leia nossa Política de Privacidade.
O Poder360 enviou um e-mail para você confirmar a inscrição. Clique no link enviado para o seu e-mail para concluir o cadastro.
Não chegou ainda? Dê uma olhada na caixa de spam se a mensagem não tiver aparecido em alguns minutos.