Lula tem 6 falas e 53 decretos até 10º dia; leia números – Poder360

0
96

O 3º mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que chega em seu 10º dia nesta 3ª feira (10.jan.2023), teve 58 compromissos oficiais até agora. Foram 42 as autoridades que se reuniram com ele –sem contar as reuniões ampliadas.
O Poder360 compilou dados da agenda do novo presidente, da produção de normas e de seus pronunciamentos para produzir os infográficos a seguir, que quantificam diversos aspectos da nova passagem de Lula pelo Palácio do Planalto.
Foram 58 compromissos oficiais, descontados os deslocamentos. Desses, 38 eram compromissos nacionais e 20 eram conversas com líderes estrangeiros.
A maior parte dos compromissos internacionais foi em 2 de janeiro, logo depois da posse. Só naquele dia ele realizou 10 encontros com líderes de outros países.
A agenda ficou curta. Várias reuniões atrasaram e 6 foram canceladas. O levantamento identificou 11 atrasos na agenda, em geral causados por prolongamentos de compromissos ao longo do dia.

Na manhã de 2ª feira (9.jan), o primeiro compromisso do dia, uma reunião com ministros do Supremo Tribunal Federal e com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), estava marcada para as 9h e começou às 9h30.
Era um dia diferente em Brasília: na véspera, grupos extremistas de direita haviam invadido e depredado os prédios do Palácio do Planalto, do Congresso e do Supremo. A Esplanada dos Ministérios estava com tráfego fechado e os prédios passavam por limpeza e pelos primeiros reparos.
A agenda dos primeiros dias do governo de Lula foi ocupada principalmente por líderes estrangeiros (20) e ministros do governo (13).
Quem mais se reuniu com o presidente da República foi o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT). Os infográficos a seguir contêm as informações:


Às vezes, compromissos mais curtos ficam fora da agenda. Exemplo: Lula fez um despacho rápido com o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), antes da reunião com os 37 ministros na 6ª feira (6.jan). O encontro não entrou na agenda oficial nem no levantamento.
Também não foram computadas as ocasiões em que autoridades estiveram com Lula em reuniões muito ampliadas. Foram 2 casos assim: a reunião ministerial de 6 de janeiro e o encontro com governadores e representantes do Judiciário e do Legislativo na 2ª feira (9.jan). Nesse tipo de encontro o contato individual é muito pequeno.
Metade dos discursos e pronunciamentos feitos por Lula em seu mandato até agora foi durante a posse. Depois, ele falou publicamente durante a reunião ministerial, no anúncio da intervenção federal em Brasília e na reunião com governadores e representantes do Judiciário e do Legislativo.

O presidente também assinou 53 decretos, 4 medidas provisórias e sancionou 3 leis.
Seu governo também elaborou 1 projeto de lei, que deverá ser discutido no Legislativo quando acabar o recesso.

a) Para receber as informações solicitadas, você nos autoriza a usar o seu nome, endereço de e-mail e/ou telefone e assuntos de interesse (a depender da opção assinalada e do interesse indicado). Independentemente da sua escolha, note que o Poder360 poderá lhe contatar para assuntos regulares.
b) Caso não deseje oferecer o seu consentimento para as divulgações do Poder360, é possível seguir sem receber as informações assinaladas acima. Você poderá, a qualquer momento, se descadastrar de nossos contatos ou revogar o consentimento dado abaixo pelos nossos canais de atendimento.
c) O Poder360 garantirá o exercício de quaisquer direitos e prerrogativas de proteção de dados pessoais em conformidade com a Lei 13.709/2018.
Mais informações, leia nossa Política de Privacidade.
O Poder360 enviou um e-mail para você confirmar a inscrição. Clique no link enviado para o seu e-mail para concluir o cadastro.
Não chegou ainda? Dê uma olhada na caixa de spam se a mensagem não tiver aparecido em alguns minutos.

source

Leave a reply