Misturou geral na política de Parnamirim; Raquel e Marília uniram e dividiram nesse 2º turno – Blog do Didi Galvão
Entre as principais forças da política do município de Parnamirim está o atual prefeito Nininho Carvalho, o ex-prefeito Tácio Pontes e seu pai Danielzinho, Mucio Angelim e Nivaldo Mendes. Os dois últimos Mucio e Nivaldo foram vice de Nininho (2009/2012) e Tacio (2017/2020), respectivamente. Na eleição de 2020 Mucio perdeu para Nininho – o vice de Mucio foi Nivaldo Mendes.
No primeiro turno das eleições o resultado das urnas não foi surpresa pra ninguém em se tratando de governador, a candidata Marília Arraes contou com apoio das principais lideranças e foi a mais votada. Já o candidato do prefeito ainda se saiu bem sendo o segundo, na sequência veio Miguel Coelho com apoio de Nivaldo Mendes. Sem contar com apoio de nenhuma liderança do município, Raquel Lyra teve apenas 1,24% dos votos válidos, sendo a última entre os cinco principais candidatos ao Governo do Estado.
Marília recebeu no primeiro turno em Parnamirim 39,22% dos votos válidos, além de contar com apoio de vários vereadores e do ex-vice-prefeito Mucio Angelim, a neta de Miguel Arraes contou ainda com a força sindical dos trabalhadores rurais. A dúvida é se Marília Arraes repete a votação do primeiro tuno, ou vai ampliar tendo em vista que por lá o ex-presidente Lula conta com eleitores fiéis. Outra situação que deve ser levado em consideração para esse segundo turno, o crescimento da candidatura de Raquel Lyra e os consideráveis apoios de ex-prefeito e ex-vice.
Para ser eleito prefeito para o primeiro mandato em 2008 Nininho contou com ajuda de Mucio que foi seu vice, quatro anos depois veio o rompimento e o vice de Nininho para sua reeleição foi o sobrinho Tacio Pontes. Na eleição de 2012 o adversário de Nininho foi Mucio, em 2016 o candidato do grupo político liderado por Nininho foi o vice Tacio, que contou com ajuda de Nivaldo Mendes como vice. Mucio Angelim foi candidato e derrotado outra vez, quatro anos depois Nininho teve sede do poder e foi candidato impedindo Tacio de ir a reeleição. Mucio perde mais uma e dessa vez seu vice foi Nivaldo, a diferença de Nininho para Mucio foi de apenas 150 votos.
Agora no segundo turno das eleições de 2022 com Raquel e Marília na disputa pelo Governo do Estado, essas lideranças citadas estiveram em lados opostos e muitos deles vão se reencontrar pelo caminho da política. Um desses reencontros é entre o atual prefeito com seu primeiro vice, tanto Nininho quanto Mucio Angelim apoiam a candidata Marília Arraes. Outro reencontro selado pelo segundo turno é entre o ex-prefeito Tacio Pontes e seu vice Nivaldo Mendes. Tacio votou e apoiou Rodrigo Novaes para deputado estadual e Lucas Ramos para deputado federal, os dois foram eleitos e já anunciaram que vão apoiar a candidata Raquel Lyra.