Paraná Pesquisas divulga levantamento para o governo da Bahia – Gazeta do Povo

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Levantamento do instituto Paraná Pesquisas sobre o segundo turno da disputa pelo governo da Bahia, divulgado nesta quinta-feira (27), mostrou o professor Jerônimo Rodrigues (PT) com 48,4% das intenções de voto. O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) estava com 44,9%. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, portanto os dois aparecem tecnicamente empatados.
Considerando apenas os votos válidos (excluídos os em branco, nulos e eleitores indecisos), Jerônimo tinha 51,9% e ACM Neto, 48,1%. Veja os números completos da pesquisa abaixo para governador na Bahia
Nota da redação: No primeiro turno, o Paraná Pesquisas apresentou divergência importante entre a pesquisa e o resultado apurado nas urnas do estado. Em pesquisa divulgada em 24 de setembro, 8 dias antes das eleições, o instituto mostrava que ACM Neto tinha 46,5% das intenções de votos totais (com brancos, nulos e indecisos), e que Jerônimo tinha 30,2%. A margem de erro era de 2,5 pontos percentuais. O resultado apurado nas urnas revelou o seguinte cenário: Jerônimo fez 49,45% dos votos válidos e ACM obteve 40,8%. A maioria dos institutos não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno. Leia mais aqui.
A pesquisa, feita com recursos próprios do Paraná Pesquisas, entrevistou 1.580 eleitores baianos, entre os dias 22 e 26 de outubro de 2022. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BA-00954/2022.
A pesquisa divulgada em 24 de setembro foi encomendada pelo portal Bahia Notícias. Foram entrevistados 1.540 eleitores da Bahia entre os dias 19 e 23 de setembro. A margem de erro do levantamento era de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O número de registro na Justiça Eleitoral é BA-05363/2022.
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.
As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Também é importante ressaltar que as pesquisas publicadas antes do primeiro turno das eleições de 2022 apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna, no primeiro turno.
Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
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