Secretaria da Saúde promove roda de conversa em referência a campanha Setembro Amarelo.

0
184

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu na manhã desta quarta (20), através do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) uma roda de conversa em referência a campanha “Setembro Amarelo” de prevenção ao suicídio. O evento foi realizado no auditório anexo a Igreja Batista Maranata. Com o tema: “Se precisar, peça ajuda”, o encontro contou com a participação de psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais de saúde e reuniu pacientes do CAPS e outras pessoas da comunidade.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Além de rodas de conversa sobre o tema, a SMS promove ao longo do mês de setembro outras ações e iniciativas voltadas a prevenção do suicídio. A Secretaria orienta a população a como ajudar e reconhecer os sinais de alerta. Em geral, os suicídios são premeditados, e as pessoas dão sinais de suas intenções e oferecer apoio ajuda a prevenir o suicídio.

Outra orientação da SMS é buscar os serviços de saúde para pedir ajuda, como o próprio CAPS, Unidades Básicas de Saúde, PSF’s e Centros de Saúde, Centro de Valorização da Vida, SAMU 192, UPA, Pronto Socorro e hospitais ou ligar para o número 188 (gratuito), o indivíduo também pode acessar o site: www.cvv.org.br.

 

ASCOM/Prefeitura de Gandu.

Leave a reply