TJBA ESTÁGIO: corregedoria do Tribunal de Justiça da Bahia suspende seleção de estágio que não permitia… – JC Online

0
94

Informação e análise sobre Educação, Enem e formação profissional
Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) abriu uma seleção de estágio que “barrava” pessoas heterossexuais
A Corregedoria do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) suspendeu um processo seletivo de estágio que o órgão estava realizando. As informações são do jornal Correio.
O veto se deu pelo fato de que um dos critérios no edital era de que candidatos se declarassem LGBTQIA+ no momento da inscrição.
“Não haverá contratação, em nenhuma hipótese, de pessoas cisgênera heterossexuais”, dizia o texto.

Além disso, também havia no edital uma escala de prioridade para as vagas, com base em gênero, orientação sexual, cor e “reconhecimento do maior grau de discriminação social negativa” da população LGBTQIA+.
As vagas eram de estágio remunerado para estudantes de direito, que estariam sob a responsabilidade do juiz Mário Soares Caymmi Gomes, titular da 27ª Vara de Substituições de Salvador.
A decisão foi tomada na sexta-feira, 28 de janeiro. Nela, o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, corregedor-geral, disse que as iniciativas para tornar o Poder Judiciário mais inclusivo são “absolutamente louváveis“, mas o edital publicado “aparenta ter incorrido em equívocos, tanto na forma em que foi redigido quanto na adoção de regras excludentes em desproporcionalidade”.
O corregedor ainda comentou a exigência de um mês de trabalho voluntário não-remunerado: “Já soa contraditório exigir de um candidato que preste estágio voluntário não-remunerado”.
O desembargador considera que a proibição para candidatos heterossexuais é “geral e abstrata”: “Em uma análise superficial, não parece razoável a vedação imposta“.
Ele ainda comentou que as políticas afirmativas estabelecem algum critério ou cota, mas que isso não justifica a proibição absoluta de candidatos pertencentes a outros grupos, mesmo que majoritários.
A decisão do desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano suspende de maneira cautelar o edital e determina também a notificação do juiz Mário Soares Caymmi Gomes.
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Jornal @ 2023 – Uma empresa do grupo JCPM
PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]

source

Leave a reply